Jornal Nippak – O Poder do Sorriso

EM:

Tema: “O Poder do Sorriso”

PODER DO SORRISO

Por Meiry Kamia*

Você sabia que o sorriso pode ser um grande diferencial para atrair amigos e conquistar clientes? E é de graça!

O sorriso é uma reação humana, gerada no cérebro, e baseada nas emoções agradáveis como simpatia e felicidade que sentimos no momento.

O sorriso é poderoso porque atrai pessoas. Todo ser humano carrega em seu íntimo um profundo desejo de ser amado, admirado, querido. Ninguém deseja a rejeição e a solidão.

Ao sorrirmos para outra pessoa é como se mostrássemos o quanto ela é bem vinda e aceita. Mostra que estamos “desarmados”, e que estamos nos abrindo para um relacionamento amistoso e acolhedor. Em outras palavras, o sorriso mostra as nossas boas intenções.

Imagine uma mulher numa festa vestindo uma roupa caríssima e cheia de jóias, mas carrega uma expressão carrancuda e mal humorada.  Por mais que esteja bem vestida, sua expressão carrancuda apagará o brilho das jóias e do vestido, e o que ficará evidente é a impressão de arrogância. As pessoas terão receio de se aproximarem dela porque não querem correr o risco de serem rechaçadas. Enquanto que, se a mesma mulher apresentar um belo sorriso, todo o conjunto se modificará, seu sorriso aumentará o brilho das jóias, ela se tornará mais bonita e atraente, e as pessoas constelarão à sua volta.

O sorriso aplicado no cenário dos negócios também é muito positivo e importante, pois ao receber o cliente com um sorriso, o vendedor já mostra suas boas intenções e que se sente feliz não só pela presença do cliente, mas que também é feliz com o que faz. O cliente se sente aliviado, pois tem a sensação de que se algo de errado acontecer, ele terá um parceiro para ajudá-lo a resolver o problema.

O sorriso também pode facilitar as paqueras. Homens entendem o sorriso feminino como um “sinal verde”. Mulheres que não sorriem afastam as possibilidades de aproximação porque os homens entendem que não estão agradando e temem serem rejeitados.

De um modo geral, em todas as situações, não sorrir ou, pior ainda, manter a “cara fechada”, afasta as pessoas, sejam clientes, parceiros amorosos, amigos, etc. A “cara fechada” remete ao pessimismo, à energia negativa, chateação, raiva, rancor, etc, dando a impressão de rejeição ao contato. Diante da “cara fechada”, as pessoas sentem que não são bem-vindas ou desejadas, e, inconscientemente, se colocam na defensiva, pois terão “lido” sinais de rejeição.

Por outro lado, sorrir demais também pode ser um problema em determinadas situações. Por exemplo, em reuniões sérias sorrir demais pode parecer deboche ou falta de seriedade. Sorrir demais em velórios também não é nada agradável.

Aconselha-se que mulheres sorriam menos quando estão em reuniões com muitos homens para que não passem a impressão de serem exageradas demais ou intimidadoras.  Isso porque existe uma diferenciação na expressão masculina e feminina. Mulheres tendem a usar muito mais expressões faciais para demonstrar emoções, enquanto que homens demonstram poucas expressões faciais e mais corporais. Mulheres que sorriem demais em assuntos sérios podem passar aos homens a impressão errada.

Já deu para perceber que quem não sorri perde o melhor da vida! Perde em demonstrar felicidade, em atrair pessoas, fazer amigos, de ser querido pelos clientes e parceiros de negócios. Quem deixa de sorrir, perde a oportunidade de deixar uma marca positiva por onde passa. Nem sempre é possível falar com todas as pessoas à nossa volta deixando uma mensagem positiva, mas é possível sorrir e, com o nosso sorriso, podemos tornar o dia das outras pessoas muito mais positivo.

Saiba que sorrir também é um hábito, portanto, basta exercitar os músculos diariamente de forma que eles respondam quando necessário. Olhe no espelho, treine o sorriso. Sorria de várias formas. Sorria com os olhos, sorria com a voz, e sorria para a vida!   

MEIRY KAMIA é Palestrante, Psicóloga, Mestre em Administração de Empresas, Consultora Organizacional. Autora do livro “MOTIVAÇÃO SEM TRUQUES”. Também é ilusionista, premiada como melhor mágica feminina da América Latina, pela Federação Latino-Americana de Sociedades Mágicas. Desenvolve palestras motivacionais e treinamentos diferenciados, aliando Arte Mágica, Teatro e Psicologia. Contatos:  www.meirykamia.com; atendimento@meirykamia.com