O QUE É O IMPACT?

O IMPACT é um treinamento poderoso, prático e de resultados rápidos, voltado para empresas que necessitam de ações pontuais com foco em desenvolvimento de pessoas, mudanças de atitudes e comportamentos de seus funcionários.

Através de ação conjunta de três técnicas altamente eficazes como “Storytelling – Técnicas Teatrais – Técnicas Psicodramáticas”, é possível obter mudanças comportamentais positivas logo após a realização do primeiro treinamento.

 

SOBRE A METODOLOGIA:

A cada segundo as mentes humanas são bombardeadas com uma imensa quantidade e variedade de informações, inúmeras opções de entretenimento e distrações de todos os tipos. Tal bombardeio causa um rebaixamento na capacidade de atenção, assimilação, aderência e fixação dos conteúdos, sejam eles quais forem. Observa-se grande superficialidade das pessoas em relação a tudo, desde absorção de conteúdos técnicos, comprometimento com o trabalho e até mesmo superficialidade nos relacionamentos pessoais. A overdose de informações causa um esvaziamento da capacidade de reflexão, aprendizagem e transformação.

Não é preciso dizer que esses fatores geradores da falta de foco e de interesse, tornam-se grandes empecilhos quando o assunto é transformação de comportamentos, processos de mudança e engajamento organizacional.

Os estudos de Marketing e Comportamento do Consumidor já sabem que para ultrapassar a barreira da superficialidade, captar a atenção, e a partir daí aumentar a capacidade de retenção e aderência, não há outro caminho a não ser através do contato afetivo, ou emocional.

As técnicas de Storytelling têm mostrado resultados altamente eficazes no processo de assimilação, reflexão e fixação do material aprendido porque agrega os dois hemisférios cerebrais e suas funções complementares: racional e emocional. Nosso cérebro decodifica melhor as informações, símbolos e mensagens trazidas por meio de histórias. Aplicadas ao treinamento, as narrativas criam valores compartilhados, significados comuns, sinergia, gerando condições para uma equipe de alto desempenho.

Somadas às vantagens do Storytelling, o método ainda conta com as técnicas teatrais que integram corpo e mente ao aprendizado, e treina o físico para a realização e assimilação dos novos comportamentos. A melhor forma de aprender é através da experiência, e as técnicas teatrais criam as condições necessárias para que o participante tenha a oportunidade de observar, analisar, testar a si próprio, criar novos comportamentos e ser autor de sua própria mudança.

Para agilizar a reflexão, transformação do comportamento e dar suporte psicológico a todo processo, entra em cena as técnicas da Psicologia, que ajudam o participante a transferir o conteúdo aprendido para a sua vida profissional, de forma que tanto o participante quanto a empresa enxerguem as mudanças de forma objetiva.

 

VANTAGENS DO MODELO:

O modelo de treinamento foi desenvolvido para atender às demandas das organizações em quatro aspectos principais:

  1. Tempo: É rápido – o conteúdo pode ser desenvolvido em apenas 2 horas.
  2. Alta Eficácia: É possível observar melhorias no comportamento logo no retorno ao trabalho.
  3. Versatilidade: A empresa pode escolher os temas a serem trabalhados, assim como a sequência e a periodicidade dos mesmos.
  4. Baixo Custo: O IMPACT foi desenvolvido para ser aplicado em diferentes tipos ambientes, não requerendo estrutura sofisticada e/ou mão de obra extras, reduzindo custos da empresa com a aplicação do treinamento.

 

SUGESTÕES DE TEMÁTICAS

PARA LÍDERES:

  1. POTENCIALIZANDO O ESTILO DE LIDERANÇA: Muitos líderes “engessam” suas formas de liderar e sentem-se inseguros para mudar. Tais inseguranças são “maquiadas” através de comportamentos compensatórios tais como: ser “amigo demais” da equipe ou, o extremo oposto, tornar-se arrogante e distante demais a ponto de perder a conexão com a equipe. Ambas as posições são maléficas porque não realizam o objetivo da liderança que são: a condução e o desenvolvimento da equipe, ambos direcionados aos objetivos da organização. Nesse módulo os participantes poderão criar e conhecer outros estilos de liderança, desenvolver seus próprios potenciais a fim de potencializar os resultados de suas equipes.
  2. COMUNICAÇÃO: Comunicar-se bem é fundamental para o exercício da liderança, pois é por meio dela que o líder cria significado para a equipe, motiva e alinha os esforços para que as metas da organização sejam alcançadas. Nesse módulo, os líderes aprenderão a desenvolverem seus recursos pessoais para uma comunicação eficaz.
  3. DELEGAÇÃO: Nesse módulo os líderes aprenderão a utilizar essa ferramenta de gestão eficiente, que agiliza a execução das tarefas operacionais e promove o desenvolvimento da equipe. Essa ferramenta, utilizada de forma consciente e planejada, poupa o tempo do gestor que seria destinado a trabalhos operacionais, permitindo que sobre mais tempo para o desenvolvimento das questões estratégicas da empresa.
  4. FEEDBACK: Um feedback mal dado pode trazer resultados negativos para a autoestima e desempenho do time. Nesse módulo, o líder aprenderá a comunicar-se de forma positiva, orientando e desenvolvendo os colaboradores afim de obter resultados positivos e significativos; aprenderá a ser assertivo sem ser ofensivo e apontar a direção de crescimento de forma objetiva, evitando melindres e problemas pessoais; aprenderá como ajudar as pessoas a perceberem e aprenderem com seus próprios erros.
  5. GESTÃO DE CONFLITOS: Situações de conflito podem surgir a qualquer momento e costumam gerar emoções como ansiedade, frustração, decepção, culpa, desconfiança, raiva, entre outras, que minam a capacidade de tomar decisões racionais e colocam em risco o bem-estar da organização. Ser hábil na gestão de conflitos é um diferencial importante de liderança. Nesse módulo, os participantes aprenderão a identificar os tipos de conflitos, como se posicionar diante de cada um deles.
  6. MOTIVAÇÃO DE EQUIPES: Nesse módulo, os participantes compreenderão o funcionamento do processo de motivação na condução das equipes e aprenderão a aplicar tais conhecimentos na prática, de forma a desenvolver competências, acompanhar, avaliar e motivar a equipe rumo a melhoria contínua e estratégias empresariais.
  7. CULTURA ORGANIZACIONAL: A Cultura Organizacional é a “cola” que dá identidade à organização, sem ela dificilmente os funcionários conseguem manifestar comprometimento, confiança e uma relação de harmonia com a empresa. Nesse módulo, os líderes aprenderão o que é a Cultura, suas funções, a influência sobre os comportamentos e “certezas” da organização, quando a cultura se torna um “passivo”. A compreensão dessas questões ajuda o gestor a tomar decisões acertadas com relação ao desenvolvimento da empresa e aos processos de mudanças.
  8. VALORES ORGANIZACIONAIS: A coerência entre os valores organizacionais, práticas, políticas da empresa e comportamentos de todos os integrantes é muito importante para a coerência organizacional, processos de mudança e confiança entre o funcionário e empresa. Nesse módulo os líderes terão contato com a teoria de valores organizacionais, aprenderão a relacionar os valores da organização com os comportamentos e como alinhar os valores, práticas e políticas da organização.
  9. MUDANÇA ORGANIZACIONAL: A capacidade de adaptação aos cenários que mudam constantemente é uma habilidade importante para o crescimento e sobrevivência da organização. Nesse módulo, os líderes aprenderão os tipos de mudanças, como perceber as necessidades de mudança, como conduzir e enfrentar as resistências.
  10. REUNIÕES PRODUTIVAS: Tempo é dinheiro. Reuniões mal organizadas geram desperdício de tempo e dinheiro, altos percentuais de rejeição, desvio das tarefas realmente importantes, frustração, criam confusão e caos. Nesse módulo, o participante aprenderá a discernir a real necessidade das reuniões, elaborar metas, conduzir de forma objetiva e acompanhar resultados.
  11. NEGOCIAÇÃO: Apesar de negociarmos o tempo todo, a negociação é um processo que possui técnicas que facilitam o desfecho positivo “ganha-ganha”. O domínio de técnicas de negociação amplia a capacidade do líder a conduzir o processo de forma positiva, evitando desgastes e trazendo vantagens para todos os envolvidos. Nesse módulo os líderes aprenderão a definir o objetivo das negociações, o ambiente, as expectativas com relação aos processos, os tipos de negociação, as etapas do processo e como se preparar para cada uma delas.
  12. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 1 – RELACIONAMENTOS: Birras, fofocas, falar mal pelas costas, melindres, etc, são comportamentos infantilizados que ocorrem dentro do ambiente empresarial e que trazem desgaste, retrabalho, mal entendidos, atrasos nos processos, falta de comprometimentos e prejuízos para a empresa. Nesse módulo os gestores aprenderão: 1) a compreender por que tais comportamentos ocorrem na empresa; 2) ajudar seu time a desenvolver formas positivas de enfrentar situações difíceis no trabalho, reduzindo conflitos; 3) promover melhorias no clima organizacional.
  13. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 2 – ASSERTIVIDADE: Um dos grandes geradores de conflitos é a falta de comunicação, ou a forma incorreta de se comunicar. Assertividade significa comunicar-se objetivamente, indo diretamente ao assunto, porém sem ser agressivo ou submisso demais. Nesse módulo, os participantes aprenderão, através de exercícios vivenciais e práticos, como melhorar a comunicação assertiva de forma a trazer resultados mais eficazes no trabalho.

 

CONHEÇA TAMBÉM:

ATENDIMENTO AO CLIENTE:

  1. MISSÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE
  2. FOCO NO CLIENTE
  3. COMO LIDAR COM CLIENTE INSATISFEITO
  4. COMUNICAÇÃO

 

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  1. AUTOCONFIANÇA
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  3. LIDANDO COM OBJEÇÕES
  4. NEGOCIAÇÃO
  5. COMUNICAÇÃO
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ADMINISTRATIVO E OPERAÇÕES:

  1. TRABALHO EM EQUIPE
  2. VALORES ORGANIZACIONAIS
  3. COMPROMETIMENTO
  4. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  5. COMUNICAÇÃO
  6. SOLUÇÃO DE CONFLITOS

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